Voltar

MAU HÁLITO?

Shot of a handsome young man smelling his breath during his morning grooming routine
Shot of a handsome young man smelling his breath during his morning grooming routine

De onde vem o mau hálito? Muitos pensam que é do estômago, certo? O mau hálito, segundo a Organização Mundial da Saúde, afeta cerca de 40% da população mundial e são muitas as suas causas desse problema, mas será que o estômago realmente é o maior culpado pelo mau odor que vem da boca?

MITO OU VERDADE?

Um dos maiores sensos comuns foi desmitificado: não! O mau hálito não vem do estômago. A explicação é simples. Quando respiramos, o ar vem dos nossos pulmões e não do nosso estômago. Um dos casos em que o mau hálito tem a ver com o estômago é na chamada Síndrome de Rapunzel, uma complicação grave de quem sente uma vontade incontrolável de arrancar e engolir os próprios cabelos, logo, os fios ingeridos se acumulam no estômago, formando uma bola de cabelos.

Que relação pode ter o sistema digestivo com o hálito?

A situação em que o ar pode vir de dentro do estômago com um odor alterado é quando acontece uma eructação gástrica – popularmente conhecido como arroto – ou em casos de refluxos gastroesofágico, no qual o odor do hálito também fica alterado, mas apenas por um tempo.

Mesmo assim o odor vindo do estômago nesses casos não é considerado mau hálito, porque o odor do hálito vindo do estômago será ácido e não o característico odor de enxofre presente na halitose crônica sendo uma alteração breve e passageira do hálito.

O Mito vem de onde? 🤔
Acredita-se que essa crença surgiu principalmente pela halitose decorrente da ingestão de alimentos que alteram o odor do hálito e também pelo mau hálito devido ao jejum prolongado. Estas mudanças não são por causa do estômago, mas sim pelo ar expirado pelos pulmões, devido aos componentes mal cheirosos que esses alimentos têm e pela hipoglicemia.

Veja também: