A expressão “retração gengival” pode-lhe não ser familiar. Mas o problema que define é bastante conhecido. E é, infelizmente, cada vez mais comum, afetando milhares de pessoas em Portugal. A retração das gengivas – também conhecida como retração ou recessão gengival – consiste na diminuição da quantidade de gengiva que protege o dente, levando à exposição da sua raiz.

Apesar de poder ocorrer em vários dentes ao mesmo tempo, este problema também se pode manifestar apenas num dente. Além disso, surge normalmente de um processo lento e que evolui de forma gradual, podendo passar despercebido para muitas pessoas. A retração gengival pode influenciar muito mais do que a beleza do seu Sorriso. Se não for tratada convenientemente e o mais rapidamente possível, poderá ter consequências bastante negativas para a Saúde Oral. Da sensibilidade dentária até à perda de dentes, passando por uma maior risco de aparecimento de cáries, são vários os perigos associados à diminuição das gengivas.

Apesar de existirem várias causas para o surgimento de retração gengival, é possível identificar dois fatores principais:

  1. Escovagem incorreta – Um dos aspetos que mais está relacionado com a retração das gengivas é uma má escovagem. Se não escovar de acordo com a técnica recomendada, se o fizer com demasiada força ou se utilizar escovas com cerdas muito duras, é natural que a gengiva seja afetada e inicie o processo de retração.
  2. Periodontite – Outro aspeto bastante relacionado com a retração gengival é a doença periodontal. A inflamação das gengivas, fruto de uma higiene oral incompleta, pode levar à gengivite e à periodontite, afetando o osso de suporte dos dentes e levando à retração das gengivas. Além disso, nos piores cenários, poderá mesmo ocorrer perda de dentes.

Se suspeitar que pode ter a gengiva retraída, não a ignore: consulte o seu médico e avalie a sua situação.