Os problemas graves de saúde oral, onde se inclui a perda dentária, podem hoje ser evitados se for feito o diagnóstico atempadamente. Para isso é necessário estar atento e identificar potenciais problemas de saúde oral. Se mantém uma higienização, escovagem e utilização de fio dentário é importante estar atento a potências sangramentos ou gengivas inflamadas.
Só estando atendo a possíveis sintomas podemos ter consciência que existe um problema e que este deve ser tratado por um médico dentista antes que se agrave.
Após marcar consulta na Cliniártico o profissional irá focar-se nos sintomas que tem sentido nos últimos dias, é importante ter em conta e explicar o período de tempo entre a identificação do problema até à ida à consulta para um tratamento bem sucedido.
Este tempo é importante devido à evolução do potencial problema, pois, uma cárie que se agrave com o tempo, pode já não ser possível salvar e terá que ser extraído
Atualmente existem vários meios de diagnóstico disponíveis que permitem identificar o problema do paciente, como a ortopantomografia que consiste num exame de raio-X que permite ver toda a cavidade bocal do paciente, entre outros meios complementares de diagnóstico como raio-X apicais, tomografias e TACs que permitem um diagnóstico ainda mais completo.
Reforçamos que é necessário criar hábitos desde crianças:
- Escovar os dentes após as refeições (sem esquecer que a escovagem antes de dormir é a mais importante);
- Utilizar o fio dentário;
- Realizar visitas regulares ao dentista.
Relembramos que a prevenção é sempre a melhor forma de tratamento e que ao adiar a sua visita ao dentista o prognóstico não será o melhor. Estamos à sua espera na Cliniártico!