Medicina Dentária

Medicina Regenerativa

A Medicina Regenerativa representa um dos campos mais inovadores da medicina. O seu objetivo é restaurar a função e a estrutura de tecidos e órgãos danificados.

A Medicina Regenerativa representa um dos campos mais inovadores da medicina. O seu objetivo é restaurar a função e a estrutura de tecidos e órgãos danificados. Assim, milhares de pacientes que, até há bem pouco tempo, tinham patologias consideradas irreversíveis, podem ter agora esperança num futuro mais saudável. 

Esta área aproveita os avanços na biologia celular, engenharia de tecidos, terapia celular e genética. Através das mesmas desenvolve tratamentos que podem reparar, substituir, manter ou melhorar os tecidos afetados por lesões, doenças crónicas ou pelo processo natural de envelhecimento.

O que é a medicina regenerativa e como funciona? 

Os avanços contínuos nesta área prometem revolucionar a medicina, oferecendo potenciais soluções para doenças que, até então, eram consideradas incuráveis. 

À medida que a pesquisa avança e as aplicações clínicas se expandem, a medicina regenerativa continua a abrir novos horizontes. Desta forma, destaca-se como uma das fronteiras mais promissoras da ciência médica contemporânea.

Uma das variadas aplicações úteis da medicina regenerativa estende-se à medicina dentária. 

A técnica de regeneração de tecidos moles com L-PRF (Fibrina Rica em Plaquetas e Leucócitos) consiste numa malha de fibrina autóloga obtida a partir da centrifugação controlada do plasma, coletando-se as fases de plaqueta e leucócitos contendo fração de fibrina.

Na Cliniártico utilizamos esta técnica com a finalidade de promover uma cicatrização favorável para cirurgias de colocação de implantes dentários.

Quais são os principais benefícios da medicina regenerativa?

A medicina regenerativa oferece vários benefícios que estão a transformar o tratamento de doenças e lesões. Assim, a mesma tem permitido uma melhoria significativa da qualidade de vida dos pacientes. 

Estas são algumas das vantagens da sua utilização em termos da medicina dentária: 

  • Restaurar a funções normal dos tecidos e órgãos afetados pela cirurgia 
  • Redução do tempo de cicatrização da boca 
  • Tratamentos altamente personalizados 
  • Melhoria na qualidade de vida dos pacientes 
  • Método inovador e com um potencial incrível 
  • Redução dos custos a longo prazo 

Quer ter o sorriso com que sempre sonhou? Fale connosco. Com recurso à medicina regenerativa podemos ajudá-lo a tornar o seu sonho realidade. 

FAQ

O que é Medicina Regenerativa na Odontologia?
É a aplicação de princípios e técnicas da medicina regenerativa para restaurar a saúde e a função dos tecidos orais, incluindo gengivas e osso alveolar, através da regeneração de tecidos danificados ou perdidos.
Que patologias podem ser tratadas através da medicina regenerativa na área da medicina dentária?
Falamos de periodontite, perda óssea alveolar, defeitos ósseos pós-extração, retração gengival, e da possibilidade de regenerar dentina e polpa dentária em dentes comprometidos.
Como as células-tronco são utilizadas na odontologia regenerativa?
As células-tronco podem ser coletadas de tecidos orais, como a polpa dentária, e utilizadas para regenerar tecido dentário danificado, gengivas e osso alveolar, promovendo a cicatrização e restauração funcional.
Quais são os benefícios da medicina regenerativa na odontologia?
Oferece potencial para recuperação completa de tecidos danificados, melhoria estética, redução de procedimentos invasivos como implantes e enxertos e melhoria geral da saúde oral.

Médicos especialistas

Dra. Ana Filipa Madeira
Agendar consulta
Fechar
Fechar